Sistema de Autoavaliação do ProfEPT
O Sistema de Autoavaliação do ProfEPT foi construído a partir da identificação de simetrias que constituem a especificidade de um Mestrado em Rede, na articulação com os critérios de avaliação da CAPES. É um processo complexo e multifacetado que vem sendo implementado de forma a contribuir com a consolidação do ProfEPT, a partir de um processo de autoavaliação formativa, em estreito diálogo aos critérios de avaliação externa da CAPES, em particular com a Área de Ensino e com a modalidade de mestrado profissional. Para a coordenação da construção e implementação desse processo, foi instituído o Núcleo de Autoavaliação de Planejamento Estratégico do ProfEPT, composto por coordenadores e docentes de seis Instituições Associadas.
O Sistema de Autoavaliação do ProfEPT tem os seguintes objetivos:
Objetivo Geral:
• Implementar o sistema de autoavaliação do ProfEPT, com vistas à identificação de simetrias que constituem a especificidade de um Mestrado em Rede, de modo a atender aos critérios de avaliação da CAPES.
Objetivos Específicos
• Fomentar a cultura de autoavaliação do ProfEPT, considerando a especificidade de um Programa de Pós-Graduação em Rede;
• Contribuir para a consolidação do ProfEPT como produtor de conhecimento científico na área de ensino de EPT e sua efetiva contribuição para o mundo do trabalho;
• Contribuir para o desenvolvimento de processos simétricos das Instituições Associadas, com vistas ao fortalecimento do ProfEPT como Rede;
• Verificar o cumprimento das regulamentações do ProfEPT;
• Subsidiar o Planejamento Estratégico do ProfEPT com vistas à definição de metas e ações futuras de adequação e melhorias necessárias apontadas pelos resultados da autoavaliação;
• Tornar público os resultados voltados à EPT e à melhoria da realidade social
Para tanto, de forma a orientar o Sistema de Autovaliação, foram estabelecidos os seguintes princípios norteadores para o processo avaliativo do Programa:
a) o caráter eminentemente participativo e democrático;
b) avaliação formativa e educacional;
c) a dimensão qualitativa (processo) e quantitativa (resultado);
d) o fortalecimento da concepção de Rede proposta pelo ProfEPT;
e) a ênfase na avaliação de processo com vistas à consolidação do ProfEPT como Programa em Rede e ao atendimento da nova proposta de avaliação da CAPES;
f) o alinhamento dos critérios de autoavaliação com os critérios de avaliação da CAPES;
g) a relação entre avaliação e planejamento estratégico.
Na construção dos quatro instrumentos de autoavaliação do ProfEPT, o Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (NAPE), considerou de forma articulada, os critérios e o novo formato de avaliação da CAPES, bem como os princípios orientadores do Sistema de Autoavaliação do ProfEPT.
O desafio do ProfEPTtem sido o de construir coletivamenteum modelo avaliativo adequado para este Mestrado em Rede e pensado para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)e, de forma mais ampla, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira.
Sabemos que modelos de avaliação devem ser entendidos como representação da realidade (LEITE, 2005). Portanto, o Sistema de Autoavaliação do ProfEPT deve ser considerado no recorte do tempo histórico do Programa e do redimensionamento da avaliação da CAPES, além da necessária articulação com as ações estratégicas daí advindas.