Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Revista Ifes Ciência lança novo número e é qualificada pela Capes
Início do conteúdo da página

Revista Ifes Ciência lança novo número e é qualificada pela Capes

Publicado: Segunda, 26 de Dezembro de 2016, 14h17 | Última atualização em Segunda, 26 de Dezembro de 2016, 14h17

Outras duas revistas do Ifes receberam boas classificações Qualis: Sala de Aula em Foco e Debates em Educação Científica e Tecnológica.

Está publicado o novo número da revista Ifes Ciência, que tem a proposta de dar visibilidade às pesquisas realizadas tanto no âmbito do Ifes quanto por pesquisadores externos, tendo como perspectiva a articulação e difusão de produções de conhecimentos em diversas áreas. Este número traz oito artigos de diversas áreas, mantendo a característica multidisciplinar da publicação.

Entre os temas explorados pelos artigos estão: mobilidade urbana, cafeicultura, comunicação, anatomia, segurança do trabalho, administração pública, cultura, educação e tecnologia. Confira.

Qualis
A Ifes Ciência e as revistas Sala de Aula em Foco e Debates em Educação Científica e Tecnológica foram qualificadas na última Classificação de Periódicos Qualis, feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essas duas últimas revistas são ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat).

A classificação da Capes é feita por comissões de consultores, cada qual focalizando um conjunto específico de áreas do conhecimento e seguindo critérios diferenciados. Os critérios para atribuição de qualidade a um periódico variam entre áreas, mas no geral são avaliados a periodicidade, a relevância e o impacto gerado para a sociedade. As revistas de impacto nacional recebem classificação de B1 a B5. As de impacto internacional, recebem A1 ou A2.

Para o diretor de Pós-Graduação do Ifes, Rony Claudio Freitas, é muito positiva a classificação da Ifes Ciência, que tem apenas dois anos de existência e chega ao seu quarto número. A publicação ficou classificada como B5 para a área de Ciências Agrárias 1; B4 para Ensino; e B5 para Letras/Linguística. Já a revista Sala de Aula em Foco aparece qualificada em Ciências Ambientais (B5) e Ensino (B4).

Para Rony, cabe destacar a classificação que a revista Debates em Educação Científica e Tecnológica recebeu na área de Ensino: B1. A publicação obteve também B4 em Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B2 em Ciências Ambientais; B5 em Letras/Linguística; e B5 em Serviço Social.

Na opinião do diretor, esse resultado é um reflexo da qualidade da produção acadêmica do Ifes, da credibilidade da instituição e do trabalho bem feito dos pareceristas e editores. “A tendência é de que as classificações melhorem ainda mais nas próximas avaliações”, apontou.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página