Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Consulta de Egressos > Acompanhamento de Egressos (2018 - 2024)
Início do conteúdo da página

Acompanhamento de Egressos (2018 - 2024)

Publicado: Terça, 18 de Março de 2025, 15h59 | Última atualização em Sexta, 21 de Março de 2025, 09h24

Em 16 de agosto de 2023, O ProfEPT institui a Comissão de Acompanhamento de Egressos (CAE) por meio da Portaria Ifes nº 1772, estratégia prevista no Planejamento Estratégico 2021-2024. Constituída por representantes do Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (NAPE) e dos segmentos docente, discente, coordenação local e egressos, essa Comissão é responsável pela Política de Egressos e desenvolveu formulários específicos para esse segmento, com o objetivo de realizar o levantamento de questões que permitem monitorar tanto o impacto do Programa, quanto ao destino e à atuação dos egressos na melhoria do seu ambiente de trabalho e/ou contexto social. Para tanto, a CAE realizou, como primeira ação, o Plano de Acompanhamento de Egressos e um formulário disponibilizado na forma on-line. Esse formulário enviado aos egressos permitiu que a CAE procedesse ao mapeamento das ações e atividades desenvolvidas por eles, após a conclusão de suas pesquisas no âmbito do ProfEPT. Esse levantamento, parte integrante do Ciclo 2021-2024 da Autoavaliação do ProfEPT, teve a participação de 1.244 egressos integrantes das 40 Instituições Associadas ao ProfEPT.

A partir da análise dos dados coletados, algumas questões podem ser destacadas como resultados da qualidade da formação dos discentes no ProfEPT:

- O maior número de defesas de dissertação e de PTTs ocorreu no ano 2023, o que se infere seja resultado do represamento decorrente das dificuldades enfrentadas na Pandemia por Covid 19. Observa-se, igualmente, um número expressivo de defesas no ano de 2024, o que indica a retomada do fluxo de conclusão dentro dos prazos estabelecidos no Regulamento Geral do ProfEPT.

- A maioria dos egressos que responderam ao formulário tiveram progressão ou avanço na carreira profissional com aumento salarial. Também referem a conquista de promoção ou ascensão no seu trabalho.

- A maioria, 74,2% dos egressos respondentes afirmam que o título de Mestre em EPT abriu ou ampliou oportunidades no setor educacional.

- A maioria dos egressos respondentes refere a importância dos conhecimentos adquiridos como sendo fundamentais, contribuindo significativamente para sua atuação profissional.

- Em relação ao impacto da pesquisa, dissertação e produto educacional na realidade local/regional, os egressos destacam, dentre outros:

  • * Realização de publicações de artigos científicos na área de ensino;
  • * Apresentação de trabalhos em eventos na área de ensino;
  • * Implantação do produto educacional no ambiente de trabalho;
  • * Aperfeiçoamento de práticas e metodologias de ensino, tecnologias ou sistemas educacionais com impacto no ensino.

Fruto da coleta por meio de formulários, os resultados refletem o impacto da formação nas trajetórias dos(as) mestres(as) titulados pelo Programa. Os gráficos a seguir apresentam dados dos egressos do ProfEPT, destacando sua participação acadêmica e vínculos com o Programa após a conclusão do curso.

g1


g2


g3


g4


g5


g6


g7

 

 

Planilha com gráficos

 

Fim do conteúdo da página