Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Componentes Curriculares
Início do conteúdo da página

Disciplinas

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 18h40 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 15h43

 

Disciplina:

Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4

Ementa:

A busca da rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral ou omnilateral. As mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências formativas dos trabalhadores em uma perspectiva de emancipação dos sujeitos. O trabalho como princípio educativo. Trabalho simples e trabalho complexo. A relação entre o ambiente acadêmico/escolar e o setor produtivo: os desafios de superação do capitalismo dependente brasileiro. O ensino médio integrado como travessia para a politecnia ou educação tecnológica.

Bibliografia:

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: Ensaio de Interpretação Sociológica. 6a edição. São Paulo: Contracorrente, 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168194, jan./abr. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise N. (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3a edição. São Paulo: Cortez, 2012.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, vol 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 9a edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
MANACORDA, Mário A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artmed, 1990.

MACHADO, Lucília R. S. A politecnia nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 1 , n.18, 2020, p. 1-26. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ois/index.php/RBEPT/article/view/9575/2568. Acesso em 28 out.2022.

MARX, K. O Capital - Livro I — crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZÁRÓS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2015.

NEVES, Lúcia M. W.; PRONKO, Marcela A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2008. Disponível em: https://portolivre.fiocruz.br/o-mercado-do-conhecimento-e-o-conhecimento-para-omercado-da-forma%C3%A7%C3%A30-para-o-trabalho-complexo-no. Acesso em 28 out. 2022.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista/ O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2022.

OLIVEIRA, Francisco de; RIZEK, Cibele. (Orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2022, p. 15-45.

RODRIGUES, José. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas/SP: Autores Associados, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989. Disponível em: https://portaltrabalho.files.wordpress.com/2015/03/sobre-aconcepcao-de-politecnia.pdf. Acesso em 28 out. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.

 

Disciplina:

Metodologia de Pesquisa

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4

Ementa:

Ciência e senso comum. Pesquisa em Educação. Características da pesquisa em Mestrados Profissionais na área de Ensino. Métodos e técnicas de pesquisa em ensino. Estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa. Produto educacional. Ética na pesquisa.

Bibliografia:

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. 3. reimp. São Paulo: Edições 70, 2016.

MATTAR, João; RAMOS, Daniela K. Metodologia da Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas Quantitativas. São Paulo: Edições 70, 2021.

ADAMS, Telmo- STRECK, Danilo R. Pesquisa participativa, emancipação e (des)coIonidade. Curitiba: CRV, 2020.

DEMO, Pedro. Praticar ciência: Metodologias do conhecimento científico. São Paulo: Saraiva, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7ed. São Paulo: Atlas, 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LIJDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ed. São Paulo: E.P.U., 2013.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR. DAV — Diretoria de Avaliação. Documento de Área. Área 46: Ensino. 2019. Disponível em:

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSlNO.pdf

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24ed. São Paulo: Cortez,

2017.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2022.

eBook Kindle

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: Teoria e Prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

 

Disciplina:

Seminário de Pesquisa

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2

Ementa:

Mestrado profissional, regulamentação, avaliação e área de concentração. Linhas de pesquisa em EPT, temáticas e grupos de pesquisa. Memorial, trajetória pessoal, profissional e motivação inicial do tema de pesquisa. Concepções e tipos de produtos educacionais. Temas atuais de interesse em EPT.

Bibliografia:

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 823-841, 2017. Disponível em: http://dx.d0i.org/10.7213/1981-416X.17.052.A006.

BRASIL. Portaria n o 60, de 20 de março de 2019. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissionais, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Diário Oficial da União. Seção 1 . N O 56, 22 mar. 2019. Disponível in.gov.br/web/guest/materia//asset_publisher/KujrwOTZC2Mb/content/id/68157853/d01-2019-03-22-portaria-n-60de-20-de-marco-de-2019-68157790. Acesso em: 20 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de área-Ensino. 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufq.br/webWup/480/o/DOCUMENTO DE AREA ENSINO 2016 f inal.pdf

ESCOTT, Clarice Monteiro; FRANÇA, Maria Cristina Caminha de Castilhos. Saberes específicos e produção de conhecimento no PROFEPT - Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Humanidades & Inovação, 8,       n.        53,       p.         332-347,        2021. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6096

MARQUEZAN, Lorena Peterini.; SAVEGNAGO, Cristiano Lanza. O mestrado profissional no contexto da formação continuada e o impacto na atuação dos profissionais da educação. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, 6,          2019.  Disponível     em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654993.     Acesso em: 1 abr. 2021.

MENDONÇA, Andréa Pereira et al. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e211422-e211422, 2022. https://doi.orq/10.31417/educitec.v8.2114.

PASQUALLI, Roberta; DE APARECIDO VIEIRA, Josimar; CASTAMAN, Ana Sara. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 4, n. 07, 2018. Disponível em: https://doi.orq/10.31417/educitec.v4i07.302.

RIZZATTI, Ivanise Maria et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657.

Artigos científicos da área de ensino e de educação de periódicos pertencentes ao

Qualis da CAPES.

Livros conceituados que servirão para fomentar os estudos realizados pelo aluno de mestrado.

Jornais e revistas de divulgação científica com reportagens e artigos da atualidade.

 

Disciplina obrigatória apenas para a Linha Práticas Educativas em EPT:

Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4

Ementa:

Fundamentos da organização dos trabalhos pedagógicos na EPT. Tendências do ensino e da aprendizagem na EPT. Práticas pedagógicas dialógicas, diversidade e diferenças na EPT. Saberes necessários à prática docente na EPT. Planejamento do ensino na EPT, objetivos, tipologias de conteúdos, metodologias de ensino e avaliação.

Bibliografia:

ALVES, Diego dos Santos; MELO, Beatriz Medeiros de. A questão quilombola no currículo da EPT: por uma educação omnilateral. Educação Profissional e

Tecnológica em Revista. v. 5 n. Especial (2021): Saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais na composição da EPT, p. 124-148. Disponível em: https://doi.orq/1 0.36524/profept.v5iEspecial.1109

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.

CARBONELL, Jaume. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3a. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2018.

COLLING, Leandro. Gênero e sexualidade na atualidade. Salvador: UFBA, 2018.

Disponível em https://educapes.capes.qov.br/bitstream/capes/430946/2/eBook %20Genero e Sexua lidade na Atualidade UFBA.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Edição especial. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FRIEDRICH, Janette. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento, uma leitura filosófica e epistemológica. São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS Marise. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GRUBER, Crislaine; ALLAIN, Olivier; WOLLINGER, Paulo (org.). Didática profissional: princípios e referências para a Educação Profissional. Publicações do IFSC, 2019.

https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/Livro+Didatica+Profissional-VFlNALISBN-online.pdf/9367bOc5-009e-4552-9330-2503828e71ad

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública — a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. Disponível em:

https://praxistecnologica.files.wordpress.com/2014/08/tendencias pedagogicas libane

o.pdf

LIBÂNEO, José Carlos. Metodologias ativas: a quem servem? nos servem? In:

LIBÂNEO, José Carlos; ROSA, Sandra Valéria Limonta; ECHALAR, Adda Daniela

Lima Fi ueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa Or s. . Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022, p. 38-46.

LUKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

NOGUEIRA, Gisele Carvalho da Silva; DIMAS, Carina Silva Rangel. Aplicação da teoria da aprendizagem significativa na abordagem dos temas contemporâneos transversais. Educação Profissional e Tecnológica em Revista — Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, v. 5, n o 1, 2021.

OLIVEIRA, Luiz F; CANDAU, Vera M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 15-40, abr 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/TXxbbM6FwLJyh9G9tqvQp4v/abstract/?lang=pt. Acesso em 12 dez 2022.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Petrópolis, RU: Vozes, 2014.

ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: Penso, 1998.

 

Disciplina obrigatória apenas para a Linha Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da EPT:

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4

Ementa:

Organização dos espaços educativos da Educação Profissional e Tecnológica, no que se refere à pesquisa, ao ensino, à extensão e à gestão, em espaços formais e não formais, bem como as suas interações com o mundo do trabalho e a sociedade. Planejamento, avaliação e gestão democrática na EPT. Memórias da EPT local, regional e nacional.

Bibliografia:

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 7. ed. São Paulo: das Letras, 2013.

BARBOSA, Xênia de Castro; SILVA, Thiago de F. Reflexões sobre as memórias da EPT: apontamentos teóricos-metodológicos e panorama das pesquisas desenvolvidas no ProfEPT (2019-2021). In: Cláudio Nei Nascimento da Silva; Daniele dos Santos Rosa; Marcos Ramon Gomes Ferreira. (Org.). A Metodologia da Pesquisa em EPT. Brasília: Grupo Nova Paideia, 2022, v. 1, p. 88-122.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 8. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História (edição crítica). Tradução: Adalberto Müller e Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Alameda, 2020.

BOTOMÉ, Silvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante — o equívoco da extensão universitária. Petrópolis — RJ. Editora Vozes, São Carlos, SP. 2021.

CALDART, R. S. et al. Escola em Movimento: Instituto de Josué de Castro. São Paulo:

Expressão Popular, 2013.

CANDAU, Joêl. Memória e Identidade. Tradução Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.

Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação profissional e Tecnológica (CONIF). Extensão Tecnológica - Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica/ Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cuiabá (MT): CONIF/IFMT, 2013. (Leitura do Capítulo 1 (p. 12 a    21).     Disponível                http://portall .iff.edu.br/extensao-ecultura/arquivo/2016/extensao-tecnoloqica-rede-federal-de-educacao-profissionalcientifica-e-tecnoloqica-2013.pdf. Acesso em 07 nov. 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Editora Paz e Terra, 2014.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

PACHECO, E. (Org.) Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível

Médio: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Editora Moderna, 2012. Disponível https://reitoria.ifpr.edu.br/wpcontent/uploads/2014/06/Perspectivas-da-EPT.pdf. Acesso em: 23 nov 2022.

CAETANO, R.; LOPONTE, L.N. Histórias e Memórias em Educação Profissional e Tecnológica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. Disponível em: https://pedroeioaoeditores.com.br/site/historias-e-memorias-em-educacaoprofissional-e-tecnoloqica/. Acesso em 09 nov. 2022.

CRUZ SOBRINHO, S.; PLÁCIDO, Reginaldo L.; (Org.). Educação profissional integrada ao ensino médio. 1. ed. João Pessoa: IFPB, 2020. Disponível em: http://editora.ifpb.edu.br/index.php/ifpb/catalog/book/388.

DE CASTRO, C. A.; PLÁCIDO, R. L.; SCHENKEL, C. A. História socioespacial do trabalho no Brasil, educação profissional tecnológica e a questão regional. Revista Labor, v. 1, n. 24, p. 331-355, 19 out. 2020. Disponível em: https://doi.orq/10.29148/1abor.v1 i24.44200

KUENZER, Acácia Z. Pedagogia de Fábrica: As relações de produção e a educação do trabalhador. 6ed. São Paulo: Cortez, 2021.

MARKOFF, John. Democracia: transformações passadas, desafios presentes e perspectivas futuras. Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 32, jan./abr. 2013, p. 18-50. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/vl 5n32/03.pdf. Acesso em 07 nov. 2021.

MEDEIROS NETA, O. M. de.; CIAVATTA, M. Fontes para a História da Educação Profissional: Boletim da CBAI. João Pessoa: Editora Ideia, 2020.

Medeiros Neta, O. M. , Pereira, M. de L. , Rocha, S. R., & Nascimento, F. de L. S. (2018). A Educação Profissional nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação: pontos e contrapontos. HOLOS, 4, 172-189, 2018. https://d0i.orq/10.15628/h010s.2018.6982. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ois/index.php/HOLOS/article/view/6982. Acesso em: 23 nov 2022.

NASCIMENTO, J. M. do. Ensino profissional brasileiro no século XIX: ações assistencialistas e de reeducação pela aprendizagem de ofícios. História Revista. Goiânia, v. 25, n. 2, p. 76-98, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i2.63681. Disponível em: https://docplayer.com.br/220535088-Ensino-profissional-brasileiro-no-seculo-xix-acoesassistencialistas-e-de-reeducacao.html. Acesso em: 22 nov 2022.

NETO, Antônio Cabral. Democracia: velhas e novas controvérsias. Estudos de Psicologia. 1997, 2(2), 287-312. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n2/a05v02n2.pdf. Acesso em 07 nov. 2021.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1993.

NUMMER, Fernanda Valli; FRANÇA, Maria Cristina C. de C. (orgs.). Entre ofícios e profissões: reflexões antropológicas. Belém: GAPTA/UFPA, 2015.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 4a edição. São Paulo: Editora Cortês, 2016.

PLÁCIDO, Reginaldo; BENKENDORF, Shyrlei; TODOROV, Denise. Porosidade e permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica em história das instituições escolares a partir da Cultura Escolar. Metodologias e Aprendizado, [S. 1.], v. 4, p. 183—196, 2021. DOI: 10.21166/metapre.v4i.2221. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu. br/index.php/metapre/article/view/2221. Acesso em: 22 maio. 2022.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo l. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

SOUZA, Ruberley Rodrigues de (Org.). Pesquisa, pós-graduação e inovação na

Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Goiânia: IFG, 2017. Disponível em: https://editora.ifq.edu.br/editoraifq/cataloq/download/22/18/60l?inline=l (Leitura do Capítulo 1 (p. 13 a 18). Acesso em 07 nov. 2021.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Políticas educacionais e verticalização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (séculos XX e XXI). Vértices, v.24, n.2,

p. 23, 236-266, maio/ago. 2022. Disponível em:

https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16973/16091 . Acesso em: 10 out. 2022.

TIRIBA, Lia; SICHI, Bruna. Cios da terra: saberes da experiência e saberes do trabalho associado. Revista Trabalho Necessário, [S.l.], v. 10, n. 15, june 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6864. Acesso em 07 nov. 2021.

KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais da XI Anped Sul — Reunião Científica Regional da Anped: educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Curitiba: UFPR, Curitiba, 2016. Disponível em: www.anpedsu12016.ufpr.br > portal ) uploads > 2015/11. Acesso em 07 nov. 2021.

RAMOS, M.N. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempo de regressão. In: ARAÚJO, A. C..; SILVA, C. N. N. Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. p. 20-43. Disponível em: http://www.anped.orq.br/sites/default/files/imaqes/livro completo ensino medio inteqr ado - 13 10 2017.pdf. Acesso em 07 nov. 2021.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SANTOS, G.L.; SILVA, A.L. A organização dos espaços pedagógicos em educação profissional e tecnológica: aproximações da literatura acadêmica. Anais EPEC. Editora Realize, 2021. Disponível em:

https://editorarealize.com.br/editora/anais/epepe/2021/TRABALHO EV167 MDI SAI 05 ID79 17092021071800.pdf. Acesso em: 22 fev. 2023.

VEIGA, I.P.A.; RESENDE, L.M.G. (Orgs). Escola: espaço do projeto políticopedagógico. São Paulo, Campinas: Papirus, 2018.

 

Disciplina:

Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4

Ementa:

Teorias educacionais e teorias do ensino. Objetivos da educação e mundo contemporâneo. A pedagogia crítica e o embate teórico com as teorias educacionais contemporâneas. Teorias pedagógicas, processos formativos e suas implicações nas práticas educativas na educação profissional e tecnológica.

Bibliografia:

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61—80, 2015. Disponível https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/viewFile/7956/5723. Acesso em: 24 out. 2022.

CAETANO, Maria Raquel; JÚNIOR, Manoel José Porto; SOBRINHO, Sidinei cruz (Org.). Educação profissional e os desafios da formação humana integral: concepções, políticas e contradições. Curitiba: CRV, 2021.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS Marise. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIMENO, Sacristán. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2019 (on-line).

GOMES, Heloisa Maria; MARINS, Hiloko Ogihara. A ação docente na educação profissional. 2. ed. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2013.

ILLERIS, Knud (Org.) Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso-Artmed, 2012.

LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem: O que o professor disse. — São Paulo: Cengage Learning, 2016.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 3. Rio de Janeiro LTC 2021. (recurso online).

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores. Associados, 2021.


Fim do conteúdo da página